Cortina cria atmosfera de conforto e aconchego no ambiente.

O papel da cortina na decoração.

Cortina-06Ao inserir uma cortina em um ambiente ele cumpre diversos papeis: desde contribuir positivamente com o visual estético do espaço, passando pelo controle da luminosidade, criando uma atmosfera de conforto e aconchego, e chegando aos benefícios da privacidade. São tantos motivos para se ter uma cortina na decoração, e são tantos modelos e variações disponíveis no mercado, que não tem desculpa para não apostar nesse elemento cheio de charme para embelezar a casa.

Na sala, no home office, na cozinha ou no quarto. Não tem ambiente onde a cortina não é bem vinda. Porém, escolher o modelo certo para cada situação, pode não ser uma tarefa muito fácil. Com tantas opções, fica até complicado optar pela cortina adequada para cada cantinho.

Veja também: Home Office: Por onde começar?

Cortina-05

Para fugir do erro e deixar a casa ainda mais bonita, comece pelo jeito mais simples na hora de escolher a cortina: analise o estilo de decoração de cada ambiente. Partindo desse ponto você saberá escolher o tecido que mais se encaixa na situação. Por exemplo, em uma sala de TV, o objetivo é sempre deixar o espaço mais aconchegante e escurinho para aproveitar os momentos de lazer sem reflexos na televisão. Por isso, o modelo rolô é super eficiente.

Cortinas modernas.

Cortina-01As cortinas deixaram à muito tempo de servir apenas de forma de manter a privacidade de uma casa ou como forma de controlar a entrada da luminosidade numa divisão, para além destas vertentes funcionais a escolha das cortinas prende-se cada vez mais com a sua vertente decorativa. As cortinas modernas recorrem a cores, padrões e estilos de forma a valorizar o espaço onde são colocadas.

A decoração de uma casa deve ser pensada de forma a criar um espaço harmonioso e confortável, e que, ao mesmo tempo, reflita a personalidade de quem lá vive. As cortinas modernas podem ser penduradas num varão, cabo de aço ou em um trilho com ponteiras de cristais, acrílico ou de madeira.

Cortinas modernas para a sala

Cortina-02A sala é um dos espaços da casa mais utilizado, serve para descansar e trabalhar, deve procurar criar um espaço bastante acolhedor, neste caso deve optar por cortinas de materiais leves e transparentes como o linho, a organza, o chiffon, algodão, ou mais pesados, para o caso de ser uma divisão com demasiada luz exterior como a sarja, o shantung de seda ou poliéster, a lona, ou linho puro.

As cortinas de varão são geralmente a opção mais econômica, mas pode apostar em modelos de painel ou de trilho. O tamanho mais recomendado para uma cortina moderna para a sala é do teto ao piso, deixando a barra pelo menos a 1 cm acima do piso para acumular sujeira.

Cortinas modernas para quarto

Cortina-03As cortinas modernas para quarto ajudam a tornar o gueto ainda mais funcional e acolhedor. A cortina para o quarto funciona como uma peça chave na decoração que deve ser escolhida tendo em conta vários factores como, a quem se destina o quarto, a luminosidade do mesmo e o estilo que se pretende.

As cortinas devem ter o tamanho certo a parede, com apenas um dedo de distância do chão, para evitar que acumule lixo e que prenda em alguns objetos, o tecido escolhido depende muito do estilo que pretende, se o quarto for para um adulto opte por cores neutras que facilmente combinam com outros tons, se o quarto for de criança pode escolher cortinas com desenhos ou optar por cordões ou prendedores originais em forma de borboletas ou da personagem preferida da criança.

Inspire-se

Na cozinha e nas áreas de serviço é melhor optar por cortinas mais curtas e feitas de materiais que são fáceis de limpar, como as telas solares de PVC e poliéster.

Cortina-07

 

 

 

 

 

 

 

Nas salas de estar e de jantar, escolha os modelos mais longos, que criam uma sensação de amplitude, deixando os ambientes mais bonitos. Mas tome cuidado para que o tecido não fique comprido demais e arraste no chão.

Cortina-04

A cor da sua cortina não precisa, necessariamente, combinar com a paleta de cores do ambiente. Os tecidos em tons mais claros são mais fáceis de acertar, garantindo o sucesso da decoração. Quem gosta de ousar mais e deixar a casa mais aconchegante, pode investir nas tonalidades escuras.

Fonte: Correio do Estado e outras fontes da Internet.

Gostou? Então compartilhe !

Voltar para a página inicial

This entry was posted in Decoração and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *