Home Office: Iluminação adequada para trabalhar em casa

Luzes e eficiência.

Muita gente trabalha em casa, ultimamente ser freelance é muito normal, então por que não pensar em um lugar aconchegante?

Home-Office-01Home Office ou escritório em casa é o termo usado para ilustrar a atividade de trabalhar em casa, desenvolvendo, nela, potencial de escritório a fim de efetuar suas tarefas de trabalho sem necessitar se deslocar até o escritório da empresa.

Veja também: Trabalhar em casa exige alto grau de responsabilidade e motivação.

Home Office é uma tendência mundial

Home-Office-03Há diversas motivações para essa prática passar a ser considerada uma realidade em diversas organizações da atualidade. Tanto para substituir a atividade laboral em escritório, quanto para se aliar a ela, une os profissionais que estão em outras cidades, estados, países, figurando como exercício de eliminação de fronteiras. Limitações físicas, livre iniciativa, necessidade de horários alternativos, ou de estar próximo à família e a multiplicidade de empregos são apenas alguns dos muitos motivos que levam o profissional a optar por trabalhar em um escritório na sua própria casa.

Com carinha de escritório…

Home-Office-05Para se tornar um profissional que exerce sua função à distância, é primordial montar um espaço que se assemelhe ao máximo ao ambiente de trabalho habitual. Para tal, é necessário levar em consideração diversos fatores como decoração, ambientação, conforto e, principalmente, iluminação.

 

 

A importância de uma boa iluminação

Home-Office-04A iluminação figura como uma das características mais importantes do Home Office. Em primeiro lugar, é importante determinar onde e quanta luz será necessária: bons resultados são obtidos através de pessoas incentivadas e eficientes, assim, se os níveis de iluminação forem muito baixos, pode haver efeitos psicológicos negativos, como a fadiga e sono. A iluminação mais eficaz traz o máximo de qualidade das cores iluminadas, ou seja, luz eficiente está associada às cores originais dos ambientes e objetos.

Lâmpadas econômicas

Home-Office-06As lâmpadas mais eficientes – menor energia para gerar luz – são as LED, em primeiro lugar, e as fluorescentes, em segundo. Em termos de custo, a fluorescente está mais acessível e tem de 6.000h a 8.000h. Em contrapartida, a LED possui vida útil que varia de 20.000h a 50.000h.

 

Temperatura

Home-Office-07No momento de escolha da lâmpada ideal, considere que todas são emissoras de calor, embora umas mais e outra menos. Nesse caso, lâmpadas incandescentes são as mais quentes, sendo menos eficientes e menos econômicas.

A escala de temperaturas das lâmpadas, medida em Kelvin vai de 1000K a 10000K. As lâmpadas amarelas, que vão de 2700K a 3500K são aconselhadas para locais intimistas que promovem conforto, como quarto e sala. Os tons frios, de 5000K a 6500k, definem excitação e brilho, sendo melhores aplicadas em ambientes como a cozinha e locais de trabalho como o Home Office, além de dar a impressão de ambiente arrumado e limpo.

Direcionamento

Home-Office-08Fuja das sombras. Evite colocar iluminação diretamente na tela do computador, pois isso causará cansaço visual. O mais indicado é que a luminária tenha um difusor e seja colocada atrás ou ao lado do monitor. Esse difusor pode ser:

  • Vidro ou acrílico fosco
  • Leitoso
  • Com Aletas, que ajudam a difundir a luz sem que fique direta

Os fatores mais críticos a se atentar tendem a ser controlar brilho e intensidade no momento de escolher a iluminação mais indicada. Os pontos costumeiramente focados são os livros, estantes e mesa de trabalho, mas é preciso tomar cuidado e evitar o ofuscamento.

Home-Office-09Para usar a luz de maneira inteligente, disponha luminárias em locais diferentes do mesmo ambiente. Dessa forma, quando mudar de atividade, a luz principal trabalhará em conjunto com a versatilidade das diferentes luminárias.

 

Lighting Designer

Home-Office-10

Para não cometer erros, é possível contar com a orientação do lighting designer, profissional especializado em estudo e aplicação da luz, responsável pela criação de projetos que gerem soluções adequadas ao desenvolvimento da ambientação. O bom profissional entende o significado da luz para a saúde física e mental, considerando diferenças culturais e gostos para desenvolver seus projetos de maneira alinhada ao cliente.

Gostou? Então compartilhe !

Voltar para a página inicial

This entry was posted in Decoração, Home Office and tagged , , . Bookmark the permalink.

3 Responses to Home Office: Iluminação adequada para trabalhar em casa

  1. Pingback: Trabalhar em casa exige alto grau de responsabilidade e motivação. | Moda para Casa

  2. Pingback: Criatividade na decoração é inspirada em automóveis. | Moda para Casa

  3. Pingback: Tijolos de vidro renovam a decoração da casa. | Moda para Casa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *