Jardinagem

O que é jardinagem?

Jardinagem é a arte de criar e de fazer a manutenção de plantas com o objetivo de embelezar determinados locais, públicos ou privados.
O adepto da jardinagem, profissional ou não, designa-se como jardineiro. São muitos os locais onde se podem praticar tal arte: desde espaços grandes até pequenos pedaços de terra , como um simples vaso de flor . Embora se pratique jardinagem essencialmente com fins ornamentais, poderão existir também objetivos educativos (jardins botânicos ou zoológicos) e de organização do território e urbanismo, principalmente nas grandes cidades, onde os jardins (parques) são de grande importância para a qualidade de vida dos seus habitantes.
Jardinagem-2
A jardinagem de interiores ocupa-se, essencialmente da manutenção de plantas ornamentais domésticas, usadas por toda a casa, mas podendo ter lugar de destaque nos chamados jardins de inverno. (Fonte: Wikipedia)

A jardinagem como tendência nos apartamentos:

Painéis verticais, prateleiras e vasos dispostos na parede são grandes aliados para construir um cantinho diferenciado. Eles podem ser instalados em áreas pequenas e não prejudicam a circulação de pessoas, ideais para espaços reduzidos. Se o ambiente reservado para receber o jardim é a sacada de um apartamento, pode utilizar bancos, futons, fontes, espelhos d’água e iluminação especial. Não esqueça que a impermeabilização da parede que receberá o painel é de extrema importância, já que o local ficará vulnerável à umidade devido a constante irrigação das plantas.
A incidência de sol e vento são os principais fatores que determinam o tipo de planta que deve ser selecionada. Ambientes com bastante claridade pedem Bromélias, Flor Peixinho, Véu-de-noiva e Brinco-de-princesa; para espaços com pouca luz são recomendados Chifre- de-veado, Samambaias, Renda-portuguesa e Avenca. De acordo com especialistas, o mais indicado são espécies mais perenes (não exigem tanta manutenção) e devem ser evitadas aquelas com sistema radicular agressivo, como o Ficus benjamina, pois suas raízes crescem rápido, correndo o risco de danificar o recipiente onde está alojada.
jardinagem-1
É preciso também ter cuidado na hora de regar as plantas. Caso esteja em vasos fixados nas paredes, certifique-se de que há espaço para o escoamento de água. Nos casos dos painéis verticais utiliza-se muito a técnica de gotejamento, na qual é inserida uma pequena mangueira perfurada no substrato da planta e o temporizador, que regula a distribuição das gotas de água. Além da beleza das flores e plantas, criar um espaço verde é uma atividade muito relaxante. E depois de pronto, o cantinho abandonado na casa torna-se especial. (Fonte: jardineiro.net)

Fotos retiradas da Internet.

Gostou? Então compartilhe !

Voltar para a página inicial

This entry was posted in Jardinagem and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *